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A maioria dos estudantes retornaram às aulas neste início de fevereiro, para o começo de um novo ciclo em suas vidas. Como todo início de jornada, novos desafios à vista, e para cada um deles um jeito certo de lidar. Entre eles, o ensino para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado.
Um dos profissionais indicados para ajudar nesta adaptação e crescimento educacional é o terapeuta ocupacional, através de intervenções que vão além do consultório médico e se comunicam na prática escolar. Isso porque muitas das vezes as dificuldades de aprendizagem em sala de aula podem ter fatores extra-escolares.
>>> Conheça os atendimentos do Centro Médico São Lucas (diversas especialidades em um só lugar)“O fato de uma criança não escrever bem, não significa necessariamente que ela tenha problema de aprendizagem. Inúmeros fatores são determinantes para isso, dentre eles, o fato de ela não ter sido estimulada”, revela a terapeuta Maraise Cristina Ferreira de Castro.
Segundo a especialista, que faz parte do serviço personalizado de atendimento à criança e adolescente do Centro Médico São Lucas, as atividades da terapia ocupacional buscam o auxílio à autonomia do indivíduo e se comunicam no processo de aprendizagem do cotidiano. A parceria da terapia ocupacional no campo da educação “permite proporcionar ações voltadas para as questões do cotidiano escolar, utilizando adaptações curriculares, acessibilidade, solicitações trazidas pelos profissionais da educação e treinamentos específicos”, a exemplo da comunicação alternativa.
“O terapeuta ocupacional estimula os sentidos através da brincadeira e é brincando que as criança se desenvolvem, favorecendo aquisições de novas habilidades, construção de conceitos, assimilação de papeis sociais e ampliação das relações interpessoais, explorando do ambiente e de si mesma”.
Por isso, no desenvolvimento escolar, é fundamental avaliar qual a dificuldade apresentada pela criança e adolescente, para que o profissional indicado possa nortear uma atividade especifica.
“As intervenções da terapia ocupacional vão além dos espaços terapêuticos tradicionais. O contexto escolar é um local de primordial necessidade da presença constante do terapeuta ocupacional, pois este profissional utiliza intervenções que visam a autonomia e melhora na qualidade de vida de profissionais e alunos, oportunizando a inclusão e participação social”, finaliza.
O que é? A Terapia Ocupacional trabalha com atividades e o fazer humano, buscando a autonomia, independência e qualidade de vida do individuo, que por apresentar alterações físicas, sensoriais, psicológicas, cognitivas ou sociais, por um período de tempo ou definitivamente, terão dificuldade na sua rotina e participação na sociedade.