Com o calor em excesso, que tem feito o verão brasileiro ainda mais quente, a hidratação é fundamental para um bom funcionamento do nosso corpo. Ingerir líquidos, comer frutas, por exemplo, é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. A falta de líquidos traz diversas consequências ao organismo, desde o mau funcionamento do intestino até o comprometimento de alguns órgãos e confusão mental.
– O cuidado com a hidratação deve ser ainda maior com crianças e idosos. É comum que pessoas com mais de 60 anos não sintam sede, mesmo quando têm necessidade de ingerir líquido.
– Para as crianças, que têm mais dificuldade em ingerir sucos e água, uma solução é receita de picolé caseiro, explorando bastante o poder das frutas.
Alimentação
A alimentação que fazemos também influencia diretamente na hidratação do corpo. Quando o dia está muito quente, comidas mais pesadas devem ser evitadas, como frituras e carnes muito gordurosas. A recomendação é ingerir alimentos leves em dias de muito calor.
– Em dias de calor, estão liberadas, e indicadas, saladas, carnes grelhadas e frutas.
Frutas
As vezes não dá tempo, na correria do dia, mas, a ingestão de frutas diversas é muito importante e funcionam como complementação à alimentação, ajudando a deixar o organismo em dia.
– Quem busca nas frutas um refresco deve dar prioridade às que possuem mais água, como a melancia.
– De modo geral, além de refrescantes, as frutas são ricas em vitaminas, fibras, ferro, fósforo, potássio, entre outros componentes essenciais à nossa vida, ajudando a evitar diversas doenças.
Sol
Não basta todo esta hidratação se a exposição ao sol, durantes estes dias quentes, não for repensada. Para não ter problemas, a dica é evitar os horários de pico dos raios solares, entre 10h e 17h.