Telefone: (38) 3218 3000
Email: contato@planodesaudesaolucas.com.br
Autor:
Data de publicação:
A correria do dia muitas vezes prejudica uma alimentação correta e na hora “certa”. Para quem passa o dia fora de casa, o jantar se transforma na principal refeição do dia. Ai pode morar o problema. Especialistas afirmam que comer à noite, especialmente quando a refeição é farta e realizada perto da hora de dormir, pode alterar o organismo e os processos digestivos.
Um estudo apresentado em congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas nas quais se consome alimentos e os efeitos no organismo. A pesquisa constatou que ingerir alimentos tarde da noite gera um impacto significativo na pressão arterial.
Durante a noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial. Porém, o estudo descobriu que a maior parte dos participantes do estudo, que comeram até duas horas antes de dormir, não registraram uma queda adequada da pressão sanguínea. Ou seja, o organismo permaneceu em “estado de alerta”, no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.
Obesidade Com a chegada da luz artificial e a industrialização, os humanos modernos começaram a experimentar horas prolongadas de iluminação. Isso levou a um consumo estendido de alimentos e ao consumo de alimentos cada vez mais tarde no dia.
Segundo os nutricionistas, as refeições noturnas podem ter efeitos adversos no organismo, com alguns desses impactos podem ser o ganho de peso ou mesmo obesidade.
Refluxo Outro problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo. Esse transtorno faz com que o conteúdo estomacal retroceda do estômago até o esôfago, o que pode irritar o esôfago e causar acidez gástrica, náusea, indigestão e, em alguns casos, provocar câncer de esôfago.
Segundo estudos mais antigos, pessoas que comem antes de dormir têm maior risco de desenvolver sintomas de refluxo.
Dica Ajuste seus horários e sempre separe tempo correto para suas atividades do dia, entre elas a alimentação. Alguns especialistas sugerem que o ideal é não comer após às 20h ou fazer a refeição noturna três horas antes de dormir.