Aprendemos com nossos pais, tios e avós costumes de vida, que usamos no dia a dia, inclusive no serviço de limpeza da casa. Mas, alguns produtos, tipicamente usados em casa ao longo de muitos anos, precisam de atenção redobrada. Isso porque muitos podem ser tóxicos e prejudiciais à nossa saúde, se mal utilizados.
Alguns componentes químicos, presentes nestes produtos, provocam reações diversas em nosso corpo, afetando, por exemplo, o sistema nervoso e neural.
Dicas
– Produtos à base de cloro, como água sanitária, não podem ser misturados com produtos que contenham amônia ou água oxigenada. A amônia normalmente está presente em forma de hidróxido de amônio e pode ser encontrada na maioria dos itens de limpeza, como detergentes, desinfetantes, amaciantes, limpadores de janela e ceras para polimentos de piso;
– Procure utilizar equipamentos de segurança como: luvas, sapatos fechados e impermeáveis e, quando indicado pelo fabricante, use máscara.
– Os produtos devem ficar sempre fora do alcance de crianças, assim como dos animais. Evite também a exposição contínua ao sol, chuva e umidade, fatores que podem interferir na composição química dos produtos;
– Evite principalmente que fiquem próximos de locais onde os alimentos são preparados ou armazenados;
– Embalagens vazias não podem ser reaproveitadas e devem ser sempre jogadas no lixo assim que o produto acaba;
– Leia sempre o rótulo dos produtos, nele ficam instruções sobre o uso, avisos sobre os perigos e informações de primeiros socorros.