A maioria das pessoas não dá muita atenção para o comandante do organismo humano: o cérebro, que também requer cuidados ao longo da vida. Como qualquer “máquina”, nosso corpo precisa sempre de cuidados para funcionar bem. Na correria do dia a dia, comumente esquecemos que o nosso cérebro também precisa destes cuidados para funcionar corretamente.
A maioria das pessoas não dá muita atenção para o comandante do organismo humano: o cérebro, que também requer cuidados ao longo da vida. Que tal algumas dicas?
– Faça cursos, exercícios e esteja sempre estimulando o cérebro com algo novo.
– Dedicar alguns minutos da manhã à mente é uma formula eficaz para conseguir mais disposição. Ao acordar, tente relaxar, meditar e mentalizar com muita calma o que você vai fazer durante o dia.
– Algumas mudanças na rotina podem ajudar a estimular o cérebro. Use o relógio de pulso no braço direito, faça um novo caminho para ir ao trabalho, tente utilizar as duas mãos em algumas atividades, decore uma palavra nova, entre outros.
– O exercício físico tem ótima atuação sobre o cérebro, fazendo com que ele produza fatores de estimulação neuronal, importante para a manutenção da função cognitiva.
– Palavras cruzadas fazem bem, assim como ler com frequência, jogar baralho e videogame, assistir à televisão (sem excessos), ir ao teatro, ouvir música, se interessar por gastronomia… Quanto mais diversificada a atividade intelectual ao longo da vida, melhor
** Dormir é essencial para restaurar a atividade cerebral. Então. nada de ficar perdendo noites de sono.
** Cuidados ao nosso cérebro, como estes, ajudam no processo de um envelhecimento saudável, ajudam, entre outros benefícios, a manter a função cognitiva.
** Por isso, estes são cuidados que devem ser constituídos ao longo da vida, a cada dia.