Plano de Saúde São Lucas

    (38) 3218 3000        contato@planodesaudesaolucas.com.br

Escleroterapia. O nome é dado ao procedimento inovador para tratamento de micro varizes ou vasos. Em Montes Claros, este tratamento vem sendo aplicado para a recuperação e maior autonomia de uma adolescente, beneficiária do Plano de Saúde São Lucas. Karen Geovana Moreira Costa, de 13 anos, sofre de malformação venosa na região da face e cavidade orofaríngea, o que atrapalha no processo de deglutição (atrapalhando a garota de se alimentar, por exemplo) que ocorre na boca e na faringe.

Ela iniciou o tratamento em fevereiro de 2017, e desde então segue apresentando grandes evoluções e recuperando autoestima e a melhor condição de saúde. O procedimento invasivo é conduzido por equipe multidisciplinar (pediatria, cirurgia pediátrica e neuroradiologia intervencionista), composta pelo Dr. Marcilio Monteiro Catarino e pelo Dr. Marco Tulio Salles Rezende, mestre em cirurgia e um dos especialistas mais reconhecidos do país para este tipo de tratamento, e que foi trazido ao Norte de Minas pelo Plano São Lucas exclusivamente para o tratamento da adolescente.

Marco Tulio explica que a doença causa lesões, e na sua maioria estão presentes ao nascimento e progressivamente pioram na infância. “Com o passar do tempo determinam problemas como deformidades, danos estéticos e funcionais. No caso específico da paciente, existia grande deformidade da arcada dentária superior e do lábio adjacente. Além disso havia volumosa massa na região do palato, que dificultava a deglutição e também a respiração”.

Devido à gravidade da situação, foi necessária a realização de tratamento invasivo. “Este tratamento é realizado em ambiente hospitalar, em sala de radiologia intervencionista. As malformações vasculares venosas geralmente não podem ser completamente erradicadas. O tratamento usual é denominado escleroterapia, com injeção local de soluções esclerosantes, como álcool a 95%. O objetivo do tratamento é a diminuição do volume das lesões determinando melhora estética e funcional”, destaca Marco Tulio, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Brasileira de Neurorradiologia.

Karen Geovana já foi submetida a algumas sessões (a última em junho) e seguirá em tratamento em Montes Claros, no Hospital Santa Casa; a previsão é que em agosto seja feita uma nova avaliação da jovem, que recebe todo o auxílio enquanto beneficiária do Plano de Saúde São Lucas.

Foto: Hudson Brazil/Santa Casa de Montes Claros

Uma resposta

    (38) 3218 3000    
   contato@planodesaudesaolucas.com.br

© Plano de Saúde São Lucas – 2020 – Avenida Afonso Pena, 544 – Sala 01 – Edifício Eptan – Centro – Montes Claros – Minas Gerais – Brasil