– As atividades físicas durante a gestação podem trazer inúmeros benefícios, como a melhora no condicionamento físico, menor risco de um parto prematuro e até mesmo a diminuição nos riscos de depressão;
– Porém, isso não significa sair por aí levantando peso sem medir as consequências. A gravidez não é momento de ganhar massa muscular;
– Os exercícios devem visar conforto, saúde e bem-estar. São sugeridos: alongamento, caminhada, hidroginástica e uma musculação adaptada;
– Corrida e exercícios com saltos não devem ser feitos;
– Gestantes de alto risco e que requeiram repouso, como aquelas com problemas cardíacos ou que já tiveram partos prematuros em gestações anteriores são as únicas que não devem praticar exercícios.
Exercícos
Caminhada
A caminhada é um dos ótimos exercícios para grávidas. Ela, feita nas condições ideais, pode proporcionar uma melhora no funcionamento cardiovascular e no fluxo sanguíneo do corpo, diminuindo, assim, os inchaços e o estresse.
Pilates
O pilates é um dos exercícios mais indicados para as gestantes, por trabalhar os músculos e a respiração, fatores essenciais para que o parto seja mais tranquilo.
Hidroginástica
Uma alternativa para as mães que já praticavam exercícios ou não e que traz os mesmos benefícios da natação é a hidroginástica, uma atividade bastante indicada também para a maternidade.
Yôga
As posturas da yôga têm importância grande para as gestantes, pois alongam e tonificam os músculos do corpo, diminuem as dores na coluna, além de relaxar bastante também quem as realiza. Além disso, esse exercício proporciona uma maior flexibilidade corporal, o que é uma enorme vantagem para que as mães possam se adaptar melhor às mudanças corporais que ocorrem durante a maternidade.
*** Lembre-se, todos os exercícios devem ser acompanhados por especialistas.