No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção precoce do câncer compreende ao diagnóstico precoce (através de sinais iniciais da doença) e o rastreamento, feito por realização de exames de rotina (geralmente toque retal e dosagem de PSA) em homens sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de próstata, como estratégia de saúde pública.
Já fez seu plano de cuidados com a sua saúde?
Homens, a prevenção e detecção de doenças vai além do câncer de próstata.
– A saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida.
– Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para uma melhor qualidade de vida.
– Homem não é super herói, eles precisam quebrar o mito de serem fortes o tempo todo. A prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir agravos evitáveis à saúde.
– Aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão.
– Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema.
– Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames.
** O cuidado deve ser diário com a sua saúde.
** Olha o alerta: Segundo o Ministério da Saúde, os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres.