Uma cadeirinha de carro pode ter mais tipos de fungos e bactérias do que um banheiro. O dado foi levantado por uma pesquisa da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, após analisar 2.000 automóveis e o comportamento de seus respectivos donos. A média é de 100 micro-organismos por centímetro quadrado na área interior do veículo.
Isso ocorre porque o carro costuma ficar fechado e com umidade, o que cria o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, é importante evitar deixar restos de alimento no veículo, como balas e migalhas de biscoitos.
Então, dicas de limpeza:
Por isso, sempre que notar que a cadeirinha está com sujeira aparente, aspire as migalhas (ou o que caiu no assento) e remova manchas seguindo as recomendações da etiqueta do produto.
A parte estofada, em geral, pode ser removida com mais facilidade para a higienização. Mas atenção: tome cuidado com os itens que usará na limpeza – o ideal é se limitar a água e sabão, com secagem ao sol, para combater o mofo.
Não há uma frequência exata estipulada para você limpar a cadeirinha do carro – avalie a intensidade de uso e opte por lavá-la a cada semana ou de 15 em 15 dias.