Plano de Saúde São Lucas

Telefone: (38) 3218 3000

Autor:

Data de publicação:

O consumo de isotônicos é cada dia mais comum, especialmente entre os jovens. As bebidas, desenvolvidas para consumo durante ou depois de atividades esportivas, podem apresentar riscos para nossa saúde.

Uma pesquisa britânica revelou que um grande número de crianças e adolescentes estão correndo risco de ficar com os dentes enfraquecidos ou desenvolver obesidade por consumir bebidas isotônicas com alto teor de açúcar.

A Faculdade de Odontologia da Universidade de Cardiff, que publicou a pesquisa, entrevistou crianças de quatro escolas. A entidade concluiu que os estudantes são atraídos pelas bebidas isotônicas por causa de seu sabor adocicado, preço baixo e disponibilidade; e não necessariamente a utilizam com seu objetivo original, após a prática de atividades físicas.

“O propósito das bebidas isotônicas está sendo mal compreendido e esse estudo mostra evidências claras de que crianças em idade escolar estão sendo atraídas por essas bebidas de alto teor de açúcar e baixo nível de pH (ácido), que levam a um aumento no risco de cáries, desgaste do esmalte dos dentes e obesidade”, afirmou Maria Morgan, pesquisadora de saúde pública focada na questão odontológica.

Para o presidente da Faculdade de Esporte e Medicina do Exercício (FSEM), Paul Jackson, as “bebidas isotônicas são destinadas a atletas que estão participando de eventos esportivos intensos e de resistência”. Para ele, “água ou leite são suficientes para hidratar crianças ativas. Bebidas isotônicas para esportes com alto teor de açúcar não são necessárias para crianças nem para a maioria dos adultos”.

© Plano de Saúde São Lucas - 2016 - Avenida Afonso Pena, 544 - Sala 01 - Edifício Eptan - Centro - Montes Claros - Minas Gerais - Brasil